carregando ...
logo-menu Notários
logo-whatsapp WhatsApp

Moradores de comunidades de Senador Guiomard, no Acre, recebem títulos definitivos de propriedade

Moradores das comunidades Naira Leite e Vila Nova Aldeia, localizadas no municipio acreano de Senador Guiomard, receberam nesta terça-feira, 01.08, títulos definitivos de propriedade. A entrega foi realizada pelo governo do estado, através do Instituto de Terras do Acre, juntamente com a prefeitura da cidade.
 
De acordo com o Governo do Acre, foram distribuídos pelo menos 350 títulos definitivos em uma atuação conjunta com a prefeitura de Senador Guiomard pela regularização fundiária. A parceria foi destacada pelo prefeito da cidade, André Maia.
 
Ricardo de Vasconcelos Martins, presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Acre (CNB-AC) e tabelião e registrador em Senador Guiomard recebeu um agradecimento especial do governador do estado, Tião Viana, que enfatizou que o trabalho do notário “foi essencial para o processo de regularização fundiária, tendo inclusive registrado todos os títulos definitivos, sem custo para os beneficiados”.
 
“Até agora, os Cartórios de Imóveis já regularizaram mais de 42 mil imóveis, sem custo para os benificiários.  Trata-se de uma reinvindicação antiga da população. Mais que uma matrícula de imóvel, entregamos cidadania para os moradores que mais precisam de atenção”, afirmou Martins.

A Política Estadual de Regularização foi implantada pelo governador Tião Viana ainda em 2011, por meio do Instituto de Terras do Acre (Iteracre). Entre as vantagens do título em mãos, está a segurança da posse e a facilidade de acesso a linhas de crédito e financiamentos, além da valorização dos imóveis.

Para Maria de Souza Silva, 41 anos, o título traz uma segurança a ela e a família. “Só agora a gente pode dizer que a terra é da gente. Estávamos com medo de alguém tomar, mas agora é nossa”.

O presidente do Iteracre, Glenilson Figueiredo, reforça: “Só hoje são 350 títulos, mas queremos entregar mais mil até o final do ano só em Senador Guiomard. Esse é um trabalho que não vai parar e temos muitas metas para cumprir em todo o Acre”.